Samba

 Oriundo do Rio de Janeiro, por volta do inicio do século XX nas casas das chamadas tias baianas¹ o Samba é um gênero musical que deriva do samba de roda, uma dança de raízes Africanas, sendo assim o samba possui basicamente origem africana e brasileira. Sobretudo e uma dança acompanhada por pequenas frases melódicas e refrãos de criação anônima, tocado principalmente com instrumentos de percussão como, tambor, surdo, timbau, pandeiro, entre outros.
Em janeiro de 1917 o primeiro samba foi gravado, com nome de “Pelo Telefone”, cantado por Baiano², este por sua vez possuía uma letra de composição coletiva escrita por João da Baiana, Pixinguinha, Donga entre outros músicos que frequentavam a casa da tia Ciata, no Rio de Janeiro, esta letra havia sido registrada na Biblioteca Nacional do Brasil em 27 de novembro de 1916 por Ernesto Joaquim Maria dos Santos³.

Pouco depois o samba toma conta das ruas e dos carnavais do Brasil assim se tornando mais conhecido, os de maior sucesso são os da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. No atual momento os principais sambistas, de acordo com o site “Curta Mais” são, Alcione, Diogo Nogueira, Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Riachão, Nelson Sargento, Zeca Pagodinho e Sombrinha.

1
2
3

Comentários

Populares da semana

Vanera

O lixo e os animais marinhos

Tristeza na segunda geração do romantismo