A evolução do D&D

Desde sua criação em 1974, o D&D passou por diversas modificações e revisões ao longo dos anos, com o objetivo de atrair mais jogadores, introduzir novas mecânicas, tornar a leitura mais simples, compreensível, organizar melhor como os conceitos são apresentados e divididos nos livros e até mesmo vender mais.

Apesar de haver diversas edições do jogo, nem todas chegaram ao Brasil, o que pode confundir um pouco os leitores, uma vez que a 1ª edição do AD&D (Advanced Dungeons & Dragons) não chegou até aqui, indo direto à 2ª edição.

Aqui, iremos então descrever todas as versões que foram lançadas:

Original Dungeons & Dragons (1974-1977) (OD&D): A primeira versão do D&D veio como um conjunto de regras pra transformar o Chainmail em um RPG (termo que não existia na época). Eram três livros que continham regras bem básicas de combate, magia e exploração. O uso do Chainmail não era obrigatório, já que existiam regras de combate alternativas.

Imagem 1: OD&D

Advanced Dungeons & Dragons 1ª edição (1977-1985) (AD&D): Após o lançamento do OD&D, foram lançados vários suplementos. O AD&D é uma reorganização de todo esse material, de uma forma mais organizada e integrada. É nessa versão que surge as linhas de tendências Bem x Mal e Ordem x Caos.
D&D Basic – Holmes (1977-1981): Essa versão foi feita para atrair novos jogadores, uma versão mais simples e introdutória. Mais semelhante aos três livros básicos do OD&D, continha o texto mais claro e com maior apelo visual. As regras eram pra personagem até 3° nível, e as orientações eram pra que os jogadores depois fossem para o AD&D.
Imagem 3: D&D Basic - Holmes

D&D Basic/Expert – Moldvay/Cook (1981-1983): Lançadas praticamente simultaneamente, essas duas edições tornaram-se uma linha separada do AD&D, que partiu da Basic. Ainda tinha o objetivo de atrair os iniciantes, mas não era mais apenas uma introdução, contendo regras para personagens de altos níveis. Com o texto claro e conciso, é uma edição muito cultuada até hoje.
Imagem 4: D&D Basic/Expert - Moldvay/Cook

D&D BECMI – Mentzer (1983-1989): Uma edição revisada da nova linha do D&D, a famosa Red Box. Posterior mente foram lançadas outras quatro caixas, expandindo as regras para níveis nunca vistos. Especializações e regras para personagens se tornarem deuses são exemplos de regras introduzidas nas caixas que foram lançadas.
Imagem 5: As quatro caixas do D&D - Mentzer

Advanced Dungeons & Dragons 2nd Edition (1989-2000): Essa versão é uma grande simplificação das regras do AD&D 1ª edição, com alguns elementos do Basic, além de introduzir alguns conceitos que estavam em alta na época (perícias, customização de personagens, kits). Com os diversos complementos lançados, o jogo cresceu bastante.
Imagem 6: AD&D 2nd Edition

D&D Classic (1991-2000): Conhecida também como Rules Cyclopedia, foi a última versão da linha introdutória do jogo. Era um resumo de todo o material lançado, conciso e autoexplicativo, em aproximadamente 300 páginas. Em apenas um livro, continha as regras para personagens de nível 1 ao 36, regras complementares, magias, cenários e um bestiário.
Imagem 7: D&D Classic

D&D 3ª Edição (2000-2003): Foi a maior reformulação do jogo, porém tornou difícil o intercâmbio com as versões antigas. A inovação nessa edição foram várias, as classes foram separadas das raças, os personagens precisavam da mesma quantidade de experiência para passar para o próximo nível e centenas de habilidades.

D&D 3.5 (2003-2008): Com tanto material complementar saindo, a 3ª Edição tornou-se um caos. Em 2003 sai uma versão revisada da 3ª Edição, o D&D 3.5. Esta versão trazia alguns ajustes mecânicos e uma oportunidade de vender novos livros.
Imagem 8: Acima, D&D 3ª Edição. Abaixo, D&D 3.5

D&D 4.0 (2008-2010): Uma nova reformulação completa, com o objetivo de atrair novos jogadores. A edição tornou-se mais distantes de sua origem, tornou o jogo mais tático, visual e voltado para os poderes dos personagens e descartando algumas mecânicas.

Imagem 9: D&D 4.0

D&D Essentials (2010-2014): O D&D estava perdendo jogadores para outro cenário, então foi lançada uma versão revisada das regras, simplificando alguns elementos e inserindo outros que visavam simular um clima parecido com as versões antigas. Entretanto, o jogo não se saiu muito bem, pois não agradou muito os jogadores da 4ª Edição, nem conseguiu trazer de volta quem tinha abandonado o jogo.
Imagem 10: D&D Essential

D&D 5.0 (2014-): Em 2014 sai o D&D 5.0. Surge como uma tentativa de reunir os jogadores das versões antigas até as atuais e parece ter sido bem recebido pelos jogadores do D&D 3.5.
Imagem 11: D&D 5.0

Pontos de Experiência. Uma Breve Explicação sobre as Diversas Versões de D&D. Disponível em <http://www.pontosdeexperiencia.com.br/2014/02/uma-breve-explicacao-sobre-diversas.html>. Acesso em 25 de agoto de 2017.

Comentários

Populares da semana

Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?

Forró

Bullying Físico