Os Cruzados e suas Armas

Os combatentes cristãos que lutaram nas Cruzadas e, por isso, recebem o nome de cruzados, tinham um vasto número de armamentos e equipamentos militares. Alguns tinham vestuários marcantes, como os Templários que usavam um manto branco com uma cruz vermelha no peito ou os Cavaleiros Teutônicos, com seus elmos enfeitados de chifres ou asas.

O cavaleiro cruzado poderia ter até três cavalos, um escudeiro e mais um quarto cavalo, dependendo da decisão do Grão-mestre. Para proteger o corpo, usava cotas de malha, com um manto que o cobria. A cabeça era protegida por um elmo de metal. Seu escudo era triangular, com os lados curvos, que poderia ser de madeira ou de metal revestido com couro.

O armamento de um cavaleiro era basicamente a lança, ideal para atingir os inimigos em maior distância quando montado a cavalo; a espada, usada para confrontos corpo-a-corpo no chão; e a clava, muito boa para perfurar escudos. Além disso, carregava um punhal preso ao lado esquerdo da cintura e uma faca de bolso.

Entre outros equipamentos do exército cruzado, se destacavam as armas de grande porte, como catapultas e trebuchets. As bestas também foram muito utilizadas, além de serem armas de fácil manuseio e aprendizagem, eram extremamente letais.

Figura representativa de um cruzado


Fontes:
http://pt.templarios.wikia.com/wiki/Roupas_e_Armas_dos_Templ%C3%A1rios
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalaria_medieval#Armas
https://alcyonenovais.wordpress.com/2010/06/22/cavaleiros-cruzados-e-suas-armas/

Comentários

Populares da semana

Vanera

O lixo e os animais marinhos

Tristeza na segunda geração do romantismo