All Star

Você já teve um All Star?
O All Star surgiu com a fundação da Converse Rubber Company em 1908, na cidade de Malden, Massachusetts. Após o norte-americano Marquis M. Converse fundador da Converse, se machucar ao cair da escada, teve a brilhante idéia de criar um tênis utilizando borracha na sola, logo, com mais aderência. Em 1917, foi produzida a primeira versão do All Star, que originalmente apresentava cores marrons. E logo, foi adotada para a pratica do basquete.
Um dos grandes propagadores do basquete nos EUA, Chuck Taylor, após sentir muitas dores nos pés depois dos jogos, decidiu oferecer ao dono da marca sugestões de melhorias. Sugestão essas aceita por Converse, que reformulou o calçado, aumentando o reforço na região dos tornozelos e dando maior flexibilidade. Tornando-o parecido com o atual.
Chuck Taylor acreditou tanto no trabalho da Converse que se tornou consultor da  marca, em 1923, chegava as lojas a nova versão do tênis: o All Star Chuck Taylor. Passou a ser o único modelo utilizado pelos jogadores de basquete, desde os amadores até os profissionais, sendo o calçado mais vendido na América do Norte.

Fig. 1 - Chuck Taylor em um dos seus jogos usando seu all star.

Em 1956 o tênis se tornou a personificação da revolta e angústia juvenil, quando James Dean foi flagrado usando o calçado. A partir daí o All Star marcou presença nos lugares mais variados como nos filmes hollywoodianos e no cenário da música. Fatos que fizeram com que a marca  diversificasse seus modelos.
Com a primeira aparição do grupo Ramones usando o tênis, este passou a integrar também no estilo do movimento punk rock. A imagem da banda estava tão ligada à do calçado, que foi lançada uma edição limitada em homenagem ao grupo.
O líder do Nirvana, Kurt Cobain, usava o calçado como símbolo do seu estilo de vida.  Sua admiração pelo calçado era tão grande, que em 1994, suicidou-se usando seu par preferido de Converse. Revigorando o camado Rock de garagem, os Strokes traziam nos pés o modelo tradicional da marca.
O tênis começou a ser fabricado no Brasil, mas trouxe apenas a sua versão nacional, pois não possuíam a autorização da marca. Sendo utilizado assim America nº1 All Star “no Lugar de Converse All Star.  Depois de uma batalha judicial, em 2002, Coopershoes recebeu credencial para produzir o legítimo calçado All Star no Brasil.
O preço democrático torna acessível a praticamente todas as classes sociais, e seu modelo mais tradicional já se transformou essencial em qualquer guarda-roupa, seja o usuário seguidor ou não de alguma tendência da moda. Além de ser confortável e possuir uma alta durabilidade.

Fig. 2 - O modelo de star mais utilizado no mundo.


Referência:  
BARNARD, Malcolm. Moda e Comunicação. trad. Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco,2003
De CARLI, Ana Mery Sehbe. O Sensacional da Moda. Caxias do Sul: 2002.

Comentários

Populares da semana

Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?

Forró

Bullying Físico