O tema de HOJE é A Relação Entre Humanos e Animais
De acordo com a definição do Dicionário Online de Português , domesticar significa “Fazer com que um animal selvagem seja amansado de uma maneira que ele consiga conviver com o homem: domesticar os macacos; com trabalho, o cavalo domesticava-se.
[Figurado] Providenciar a educação para o convívio em sociedade; civilizar-se.
[Por Extensão] Fazer com que alguma coisa seja submetida ao controle do homem." O processo de domesticação acompanha a história da humanidade, no início, os seres humanos faziam uso de animais para sua própria alimentação. Porém, o homem começa a verificar que os animais apresentavam características que poderiam ajudá-lo no trabalho como, por exemplo, para transporte. Em seu estado natural, a tendência é que os animais se defendam dos seres humanos ou os cacem como predadores. Porém, com a domesticação, os animais começam a ter um comportamento dócil e submisso aos humanos. Sendo assim, alguns animais como os cachorros, gatos, hamster e coelhos deixaram de servir no trabalho e passaram a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, tanto que hoje muitos seres humanos dão grande importância à presença de animais dentro de casa, considerando necessários para um lar feliz.
Há, por exemplo, idosos que moram sozinhos e amenizam a ausência da família criando animais de estimação para fazer companhia, tratando-os com todo carinho e atenção que for necessário, e até mesmo casais que não tem filhos por diversos motivos e optam por criar animais como “filhos”, oferecendo tudo o que for possível para o bem-estar e diversão deles.
Mas, também existem consequências com essa interação que vem crescendo a cada dia, a dependência dos animais aos humanos aumenta de maneira rápida, e assim pode causar problemas como abandono e maus-tratos. Segundo o último estudo realizado em 2010, os principais motivos de abandono de cachorros e gatos foram: ninhadas inesperadas (14%), mudança de casa (13,7%), fatores econômicos (13,2%), perda de interesse pelo animal (11,2%) e comportamento problemático do animal de estimação (11%). Algo que é muito comum nas ruas é a presença de cães e gatos sem o conforto que teriam em um lar com água e comida , sem contar com os animais que, apesar de ter um lar, têm donos que não dão alimentos, e ainda agridem ou até os matam. Exemplo disso, foi a reportagem da ativista Luisa Mell que resgatou junto com a polícia 135 animais de diversas raças que sofriam maus tratos e estavam sendo explorados para reprodução e venda de filhotes em Osasco. Em seu instagram Luisa publica vídeos da operação e conta o que viu no canil, "Foi terrível, um filme de terror. Um dos piores casos que a gente já viu e olha que já vimos muitos casos tristes. Cada quarto que entrávamos era um novo pesadelo. Não temos nem ideia de todos os problemas que eles têm. Muitos estavam com o maxilar quebrado, um com olho perfurado por causa das agressões, os pelos embolados com fezes...São animais que sofreram violência de todos os tipos. É uma dor horrorosa. Pessoalmente era muito pior que nos vídeos. As matrizes estavam muito sofridas. Eles eram espancados diariamente, tinham marcas de tortura. Muito cruel".
Eles foram levados para a ONG de Luisa Mell e estão sendo cuidados. Muitos famosos foram visitar o instituto, ajudar, e até mesmo adotar um cachorro, como o youtuber Whinderson Nunes e sua noiva Luisa Souza que adotaram uma cachorra e foram no caminho do humor quando escolheram nome que foi "Regina Casé de Alcione Vekanandry Smith Bueno de Hahaha de Raio Lazer".
Além desse caso, a ONG mantém um abrigo com cerca de 300 animais, entre cães e gatos, todos resgatados das ruas, onde eles são protegidos, alimentados e aguardam pela chance de serem adotados.
Bibliografia:
https://www.infoescola.com/biologia/domesticacao/
https://www.dicio.com.br/domesticar/
https://www.visaooeste.com.br/whindersson-nunes-adota-cadela-no-instituto-luisa-mell/
https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/ong-de-luisa-mell-resgata-135-caes-de-maus-tratos-em-canil-de-osasco.ghtml
Comentários
Postar um comentário