Entomofobia, Aracnofobia e Ofidiofobia

No texto de hoje falaremos sobre entomofobia, aracnofobia e ofidiofobia, apesar das três serem quase sempre retratadas juntas NÃO SÃO A MESMA COISA já que serpentes e aranhas NÃO SÃO INSETOS.



Entomofobia é o medo anormal ou a aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes. O medo é tão intenso que muitas vezes a pessoa prefere não sair de casa para evitar encontrar insetos. A condição é tão grave que alguns pacientes começam a criar delírios parasitários, doença mental em que o paciente sente constante formigamento, ou como se sua pele estivesse sendo escavada por insetos ou que eles estivessem rastejando pela superfície. A entomofobia pode advir de causas ambientais, condições médicas e traumas, fatores psicológicas, isolamento social, depressão e idade. Alguns sintomas da entomofobia são:

1. Queixar-se constantemente sobre ser mordidos por insetos
2. Limpeza excessiva
3. Diferentes graus de auto-mutilação
4. Isolamento social
5. Visitas freqüentes a médicos
6. Obesidade e sedentarismo
7. Constantes pesquisas na Internet para auto-validar suas crenças sobre insetos.
8. Sintomas físicos como náuseas, agitação, tremores, dores de cabeça, choro e gritos ao ver insetos.
O medo de insetos é uma das fobias mais comuns em adultos, e como qualquer tipo de tensão a entomofobia também é refletida fisicamente. O fato dos insetos serem tão diferentes dos mamiferos é um dos fatores que nos levam a ter repulsa deles, outro ponto é que, alguns são venenosos apesar da maioria ser inofensiva.



Aracnofobia é o medo de aranhas, mantendo assim distancia de locais onde é possível haver aranhas, evitando assim, viagens ao campo ou qualquer lugar onde fosse possível aparecer aranhas e antes de dormir pessoas com aracnofobia revistam as moveis atrás de aranhas. O medo de aranhas pode limitar a vida do indivíduo, regrando assim, onde ir viajar, como vivem e onde vivem. Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido realizado com 261 adultos, tendo 32% das mulheres e 18% dos homens uma reação ansiosa, nervosa ou de extremo temor quando confrontados com uma aranha (real ou em imagens).

De acordo com o site Psicoativo, as causas exatas da Aracnofobia são diferentes para pessoas diferentes:

1. Para algumas pessoas, é uma resposta aprendida: elas aprendem a temer aranhas depois de ter visto outros sentindo medo
2. Um desequilíbrio em produtos químicos do cérebro pode estar ligado à Aracnofobia
3. O medo de aranhas pode ser originado de uma família ou traço cultural: muitas pessoas na África são conhecidas por temer grandes aranhas enquanto que na África do Sul, muitas comem aranhas.
4. Experiência traumática no passado envolvendo aranhas é outra razão para Aracnofobia.



Ofidiofobia ou ofiofobia é um dos medos mais comuns afetando assim 1/3 dos seres humanos adultos. 
Um ofidiofóbico típico não receia o veneno da serpente ou o simples contato físico, ele teme o pensar ou o simples avistamento de cobras na TV, quadros ou videos na internet. Segundo o site Psicoativo, as causas do medo a cobras são:

1. Ignorância e falta de educação é uma das principais causas do medo de cobras
2. Episódio traumático no passado, tais como acidentalmente pisar em uma cobra ou ser mordido, ou de outra forma ameaçada por cobras pode ter levado a um quadro de Ofidiofobia.
3. Ver ou assistir a um incidente em que uma outra pessoa, um amigo ou membro da família foi atacado ou mordido por uma cobra também pode levar ao medo excessivo.
4. Relatos da mídia e programas de TV também podem levar a crer que as cobras são sempre perigosas, levando a Ofidiofobia.
5. Traços genéticos e história familiar com pessoas ofidiofóbicas também podem levar outros membros da família a ter um medo de cobras tão intenso que se caracteriza como fobia.
6. A evolução é uma outra razão por trás dessa fobia. Muitos psicólogos evolucionistas explicam Ofidiofobia como uma “resposta de repulsa’ para cobras que sempre foram associadas com a morte, doença ou veneno.
Segundo o mesmo site, a APA (Associação Psiquiátrica Americana) descreveu os sintomas que podem ser carategorizados como mentais, físicos ou emocionais:
1. Ansiedade incontrolável, especialmente quando se está prestes a ser exposto a cobras
2. Sentir que é preciso fazer alguma coisa para evitar cobras
3. Gritar, chorar ou experimentar dificuldade para respirar, ou tremores, ou abalos violentos quando se encontra cobras, suas fotos ou imagens na TV.
4. Sentir-se ansioso ou experimentar aumento da frequência cardíaca quando levado para locais onde cobras podem estar presentes.

Esse medo pode afetar a vida da pessoa, principalmente se esse alguém começa a evitar jardins, zoológicos ou qualquer outro lugar que possua ou possa ter uma cobra.
É necessário acompanhamento médico especializado para o tratamento e diagnóstico de todas as fobias citadas acima.


Fonte: http://psicoativo.com/
http://cobras.blog.br/diversos/o-que-e-ofidiofobia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Entomofobia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aracnofobia
http://psicoativo.com/2015/12/aracnofobia-medo-de-aranhas-causas-sintomas-tratamentos.html 
http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/aracnofobia.html

Comentários

Populares da semana

O treinamento da inteligência 1: Técnicas fundamentais para ter uma mente brilhante

A Grande Batalha de Didgori

O nosso lixo de cada dia e a sua decomposição