Dungeons and Dragons, Um Clássico!
Saudações, aventureiro, você teria um tempo para uma história?
Não? Ah, venha, vai ser divertido!
Não? Ah, venha, vai ser divertido!
Existem vários sistemas de RPG, dentre eles o Dungeons e Dragons (D&D).
Os sistemas são um conjunto de regras e sugestões dadas aos
jogadores com o objetivo de orientá-los no decorrer do jogo, como
por exemplo em uma situação de confronto entre personagens.
Um dos mais jogados, o D&D, com temática fantasia medieval, atualmente está na 5ª edição. É baseado em um dado de 20 faces (D20), ou seja, a maioria dos confrontos e ações tem seu sucesso ou fracasso determinado de acordo com o numero obtido no dado.
Um dos mais jogados, o D&D, com temática fantasia medieval, atualmente está na 5ª edição. É baseado em um dado de 20 faces (D20), ou seja, a maioria dos confrontos e ações tem seu sucesso ou fracasso determinado de acordo com o numero obtido no dado.
Existem
3 volumes de livros do D&D: o Livro do Jogador; o Guia do Mestre;
e o Manual dos Monstros.
Imagem 1: D&D 5ª Edição - Livro do Jogador
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/Players-Handbook-Wizards-RPG-Team/dp/0786965606>
O
Livro do Jogador contém as regras básicas, criação de personagem,
equipamentos, como se dão os confrontos e testes e traz a ficha de
personagem, bem como alguns apêndices. É o livro principal, sendo
dividido em três partes, a primeira parte aborda a criação de
personagens. Escolher raça, classe, determinar os valores de
habilidades, definir personalidade do personagem, equipamentos e
outros detalhes são feitos nessa parte do livro.
A segunda parte descreve a utilização de habilidades de forma mais profunda, como são feitos os testes, mecânicas de movimentação, combate, deslocamento, interação social, seja com os personagens dos outros jogadores ou com personagens controlados pelo mestre.
Na terceira parte, o assunto abordado são as magias. O que é uma magia, níveis de magia, como conjurar uma magia, magias existentes, divididas por classes, e a descrição de cada uma.
O Guia do Mestre aborda a arte de mestrar. Dicas para mestre iniciantes, criação de mundo, campanhas, aventuras e cenários, como conduzir o jogo, criar encontros, entre outros. O básico para um mestre iniciante.
O Manual dos Monstros é basicamente um bestiário. Contém uma breve introdução sobre os tipos de monstros e outras características e uma extensa lista de monstros prontos para serem usados pelo mestre.
A segunda parte descreve a utilização de habilidades de forma mais profunda, como são feitos os testes, mecânicas de movimentação, combate, deslocamento, interação social, seja com os personagens dos outros jogadores ou com personagens controlados pelo mestre.
Na terceira parte, o assunto abordado são as magias. O que é uma magia, níveis de magia, como conjurar uma magia, magias existentes, divididas por classes, e a descrição de cada uma.
O Guia do Mestre aborda a arte de mestrar. Dicas para mestre iniciantes, criação de mundo, campanhas, aventuras e cenários, como conduzir o jogo, criar encontros, entre outros. O básico para um mestre iniciante.
O Manual dos Monstros é basicamente um bestiário. Contém uma breve introdução sobre os tipos de monstros e outras características e uma extensa lista de monstros prontos para serem usados pelo mestre.
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