Bullying Material e Verbal

Bullying Material

O bullying material consiste em atitudes agressivas voltadas para a propriedade material do aluno, podendo ser direcionada tanto para pequenos objetos, como material escolar, quanto para objetos mais caros, como celulares. Temos, como exemplo desse tipo de bullying, os atos de roubar, estragar, revistar e furtar.

Bullying Verbal

É o tipo de bullying mais comum usado tanto por meninos quanto por meninas e mais difícil de ser identificado, pela facilidade com que as pessoas dizem coisas impensadas. São as famosas piadinhas, gozações, apelidos, ameaças, a difamação, a crítica cruel, fofocas, brincadeiras sobre raça, religião e orientação sexual. A diferença entre este tipo de bullying e a mera brincadeira é que na brincadeira todos se divertem com a piada, e no bullying, o alvo da piada sofre. Destaca-se que o sofrimento pela palavra, pode doer mais do que qualquer soco.
As crianças e jovens são muito sensíveis aos comentários que fazem sobre eles, porque ainda estão em desenvolvimento e não são suficientemente fortes para separar o que ouvem sobre si do que realmente são. Uma menina que todos os dias enfrenta os comentários e gozações de que é gorda e feia, pode se isolar cada vez mais dos colegas e até se tornar anoréxica para ficar magra.
Sofrer assédio não é divertido. Muitas pessoas, sejam crianças, adolescentes ou adultos, sofrem assédio e abuso ao longo de suas vidas. Às vezes, quando a situação vai longe demais, essas pessoas tiram suas próprias vidas para acabar com isso.
Nunca se esqueça disto: AS PALAVRAS PODEM MACHUCAR TANTO OU ATÉ MAIS QUE UM MURRO OU UM PONTAPÉ!
A violência escolar pode envolver tanto a violência entre Classes Sociais (violência macro) como a Violência Interpessoal (violência micro). No primeiro caso, a escola pode ser cenário de atos praticados contra ela (vandalismo, incêndios criminosos, atentados em geral).
Violência verbal esta relacionada as relações interpessoais os atos violentos estão sujeitos: a emoções, os sentimentos, os aspectos cognitivos estão presentes no âmbito educativo; na verdade, o problema começa quando se aborda o conflito através do exercício da autoridade, do castigo, das humilhações, provocando um clima de tensão dentro da sala de aula, o qual o professor não sabe resolver, pois o núcleo desta questão está submerso em um currículo oculto de relações interpessoais no processo ensino-aprendizagem.
Segundo o Dicionário Houaiss (2004), violência é a “ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força”. Para Ferreira (2005) a violência é ainda um constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém.
No local de trabalho deve ser um ambiente de realização profissional e pessoal. Para isso, é ideal criar um ambiente saudável, em que todos os colaboradores se sintam motivados em realizar suas tarefas da melhor maneira possível.
 Lembre-se: não há justificativa aceitável para que um colega ou chefe seja mal educado ou agressivo com outra pessoa.
Caso ocorra violência verbal, existem meios legais para evitar maiores transtornos.
 A violência verbal/psicológica pode, muitas vezes, ser ainda mais prejudicial que a violência física. Isso porque o problema pode levar ao desenvolvimento do estresse, depressão e ansiedade, sendo associado até mesmo a crises de síndrome do pânico.

Nunca se esqueça disto: AS PALAVRAS PODEM MACHUCAR TANTO OU ATÉ MAIS QUE UM MURRO OU UM PONTAPÉ

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