Bullying Material e Verbal
Bullying Material
O
bullying material consiste em atitudes agressivas voltadas para a
propriedade material do aluno, podendo ser direcionada tanto para
pequenos objetos, como material escolar, quanto para objetos mais
caros, como celulares. Temos, como exemplo desse tipo de bullying, os
atos de roubar, estragar, revistar e furtar.
Bullying Verbal
É
o tipo de
bullying
mais comum usado
tanto por meninos quanto por meninas e
mais difícil de ser identificado, pela facilidade com que as pessoas
dizem coisas impensadas. São as famosas piadinhas, gozações,
apelidos, ameaças, a
difamação, a crítica cruel,
fofocas, brincadeiras
sobre raça, religião e orientação sexual.
A diferença entre este tipo de bullying
e
a mera brincadeira é que na brincadeira todos se divertem com a
piada, e no bullying, o alvo da piada sofre. Destaca-se que o
sofrimento pela palavra, pode doer mais do que qualquer soco.
As
crianças e jovens são muito sensíveis aos comentários que fazem
sobre eles, porque ainda estão em desenvolvimento e não são
suficientemente fortes para separar o que ouvem sobre si do que
realmente são. Uma menina que todos os dias enfrenta os comentários
e gozações de que é gorda e feia, pode se isolar cada vez mais dos
colegas e até se tornar anoréxica para ficar magra.
Sofrer
assédio não é divertido. Muitas pessoas, sejam crianças,
adolescentes ou adultos, sofrem assédio e abuso ao longo de suas
vidas. Às vezes, quando a situação vai longe demais, essas pessoas
tiram suas próprias vidas para acabar com isso.
Nunca
se esqueça disto: AS PALAVRAS PODEM MACHUCAR TANTO OU ATÉ MAIS QUE
UM MURRO OU UM PONTAPÉ!
A
violência escolar pode envolver tanto a violência entre Classes
Sociais (violência macro) como a Violência Interpessoal (violência
micro). No primeiro caso, a escola pode ser cenário de atos
praticados contra ela (vandalismo, incêndios criminosos, atentados
em geral).
Violência
verbal esta relacionada as relações interpessoais os atos violentos
estão sujeitos: a emoções, os sentimentos, os aspectos cognitivos
estão presentes no âmbito educativo; na verdade, o problema começa
quando se aborda o conflito através do exercício da autoridade, do
castigo, das humilhações, provocando um clima de tensão dentro da
sala de aula, o qual o professor não sabe resolver, pois o núcleo
desta questão está submerso em um currículo oculto de relações
interpessoais no processo ensino-aprendizagem.
Segundo
o Dicionário Houaiss (2004), violência é a “ação ou efeito de
violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou
intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade,
força”. Para Ferreira (2005) a violência é ainda um
constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém.
No
local de trabalho deve ser um ambiente de realização profissional e
pessoal. Para isso, é ideal criar um ambiente saudável, em que
todos os colaboradores se sintam motivados em realizar suas tarefas
da melhor maneira possível.
Lembre-se:
não há justificativa aceitável para que um colega ou chefe seja
mal educado ou agressivo com outra pessoa.
Caso
ocorra violência verbal, existem meios legais para evitar maiores
transtornos.
A
violência verbal/psicológica pode, muitas vezes, ser ainda mais
prejudicial que a violência física. Isso
porque o problema pode levar ao desenvolvimento do estresse,
depressão e ansiedade, sendo associado até mesmo a crises de
síndrome do pânico.
PEDRO HIGOR OLHA PRA TRAZ
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