Acrofobia e Claustrofobia

ACROFOBIA

  
Vai encarar?
  
  O medo intenso de altura, mais conhecido como acrofobia pelos psicólogos, se encaixa na lista dos medos mais comuns nos dias de hoje. A acrofobia se resume em um medo intenso de altura, não só de grandes alturas, mas também de pequenas alturas como no ato de descer uma escada ou subir em uma cadeira para trocar uma lâmpada. Essa fobia influencia diretamente na vida do indivíduo, seja na área profissional ou pessoal, com sua família e amigos no dia a dia, por exemplo:
Um pai acrofóbico planeja levar seu filho a parque para brincar, mas não consegue ajudá-lo a subir no escorrega por causa de sua fobia, se sentindo incapaz, atingido até mesmo seu lado emocional por não poder fazer algo simples como tal atividade.
  
  A acrofobia na maioria das vezes, ocorre por conta de traumas com a altura que aconteceram no passado do indivíduo, podendo acontecer em casos raros também, onde o indivíduo aciona essa fobia em seu consciente mesmo sem nenhuma experiência traumática com a altura em seu cotidiano. Quando estão em um lugar alto tem sintomas como: náuseas, respiração rápida, falta de ar, suor, pavor e batimentos cardíacos irregulares, fazendo com que a pessoa entre em choque ou procure imediatamento algo em que se segurar por conta de seu medo.
  
  Mas como superar ou amenizar essa fobia?

O recomendado é procurar um psicólogo e tomar medicamentos, mas você pode tentar coisas simples como se expor a alturas de pequeno porte até estar preparado para alturas maiores, tentar relaxar, se preparar, e pedir ajuda a alguém de confiança caso não consiga sozinho.


CLAUSTROFOBIA


Certo dia passeando pelo shopping você entra em um elevador cheio de gente e de repente ele para por problemas técnicos, então você começa a se desesperar, seu coração acelera e você quase chega a nadar em tanto suor. As paredes ficam cada vez mais próximas e o teto começa a descer. E agora?

 A Claustrofobia, é caracterizada por acontecer em lugares fechados, quarto sem janelas, estar em um elevador cheio, em uma ressonância, shows, lavagem de carro, porta giratória, provadores, tuneis, lugares com muita gente e pouca circulação de ar, podendo acontecer desde as crianças até os idosos. Assim como a acrofobia, é um dos medos mais comuns nos dias de hoje. As causas geralmente acontecem por traumas que o indivíduo vivenciou no passado ou até mesmo o convívio com um claustrofóbico, por exemplo: Uma mãe com a fobia, que sempre evita lugares fechados e chega até a ficar apavorada quando se depara com um, pode influenciar sobre seu filho, a desenvolver a mesma fobia que ela.
  
Os sintomas são: Boca seca, suor, medo, ansiedade generalizada, sensação de aperto e taquicardia. Os tratamentos recomendáveis são sessões de psicoterapia, tomar medicamentos ansiolíticos e antidepressivos já que, por conta do medo de lugares cheios e apertados, a pessoa tende a se isolar em um lugar que ela acha seguro, podendo desenvolver a depressão. O tratamento pode demorar mas traz bons resultados, onde a pessoa precisa buscar enfrentar diariamente sua antiga fobia para que ela não volte.





Fontes:
www.tuasaude.com
http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=entendendo-a-claustrofobia
http://www.blogodorium.com.br/claustrofobia-o-que-e-sintomas-causas-e-tratamentos/
http://www.infoescola.com/psicologia/claustrofobia/
https://www.indicedesaude.com/artigos_ver.php?id=5039
http://saude.ccm.net/faq/7187-claustrofobia-sintomas-e-tratamento
http://professorkibersitherc.blogs.sapo.pt/59958.html
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/psicologia/acrofobia.htm
http://www.infoescola.com/psicologia/acrofobia/
https://www.psicologosberrini.com.br/psicologo-panico-medo-e-fobia/medo-de-altura/
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/o-que-e-acrofobia.html
https://www.tudointeressante.com.br/2013/10/21-imagens-proibidas-para-quem-tem-medo-de-altura.html
http://professorkibersitherc.blogs.sapo.pt/59270.html

Comentários

Populares da semana

Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?

Forró

Bullying Físico