Bullying Psicológico

Bullying Psicológico


Agressão psicológica

É um tipo de agressão que visa primeiramente afetar o indivíduo psicologicamente, ficando a violência física em segundo plano. É uma violência que ocorre sempre em uma relação desigual de poder, em que o agente exerce autoridade sobre a vítima, sujeitando-a a aplicação de maus tratos mentais e psicológicos de forma continuada e intencional.
Uma das formas é feita a tortura psicológica não provocar dor física em nenhum momento, mas a humilhação, estresse e angústia causada pode deixar cicatrizes psicológicas permanentes.
Pessoas que sofrem a tortura psicológica muitas vezes precisam de tratamento para poder superar o trauma. Caso não seja tratado de forma adequada, pode levar ao suicídio ou afastamento da sociedade.

A violência

A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. Existem várias formas de violência psicológica, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada.

O bullying psicológico pode ser o mais danoso dos bullyings, por ser invisível e, muitas vezes, passar despercebido para educadores e professores. As atitudes desse tipo de bullying incluem desde agressões como a intimidação por ameaça ou chantagem, até perseguições e manipulações. Além disso, esse tipo de bullying inclui uma das atitudes mais perigosas para crianças em idade escolar: o isolamento social. Ignorar e excluir uma criança do convívio social de seus pares pode trazer grandes danos emocionais e sociais e, por isso, devem ser levados a sério.
O bullying já é uma patologia social. É definido como a imposição de sofrimento intencional em relações de desigualdade.’’




Comentários

  1. É a sim mesmo o dullying tem de acabar

    ResponderExcluir
  2. É triste.. não acontece só a crianças, acontece a jovens também e muitas vezes é por parte da própria mãe

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço um amigo meu que fazia bullying quando contei ao seus pais ele acabou e só por isso ele não gosta de mim e ele achava o mal certo e ele até se matou porque não podia fazer o que quiser tipo o bullying

    ResponderExcluir
  4. 2020 chegou e o bulling ainda ta aí

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Populares da semana

Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?

Forró

Bullying Físico