Raiva

Raiva

Já se deparou com aquela pessoa mal-humorada em seu dia-a-dia? Ou até mesmo já esteve péssimo, onde só queria distância das pessoas? Muitas vezes, as situações de cada dia podem levar as nossas emoções a se desestabilizarem grandiosamente.

Hoje iremos falar sobre a raiva, a emoção que mais se destaca em nossa rotina. Mas como este sentimento surge? E como pode afetar tanto a nossa vida?

Segundo o Dicionário Aurélio Júnior, raiva significa um sentimento violento de ódio, mas também pode significar Enfurecer-se, agitar-se com violência e ter ânsias. Isso acontece geralmente, de acordo com a psicologia, quando não alcançamos o objetivo esperado, quando nossos desejos não se realizam e até mesmo quando nossa autoestima está baixa, o que pode afetar o rendimento na escola ou trabalho, nos afastando das pessoas e atrapalhando nosso desempenho.

Quando a onda de fúria vai embora sobra somente a vergonha, mal-estar e consequências como objetivos quebrados, relacionamentos rompidos, acidentes, e arrependimento. Grande maioria das pessoas sentem essas coisas quando a raiva passa, lembrando que nem todos se sentem da mesma forma. São por esses motivos que tentamos esconde-las, apesar de sabermos que isso pode piorar a situação. Uma vez que nos exaltamos novamente, a raiva que foi guardada poderá retornar por meio de reações exaltadas, prejudicando as relações e a si próprio.

A raiva é uma das principais emoções que acompanham as pessoas estressadas, assim como o medo e a ansiedade.

Contudo a raiva é um problema que pode ser controlado pelo indivíduo, apesar de não ser uma tarefa fácil é necessária para se obter um bom relacionamento com a sociedade, podemos lidar com ela nos perguntando se não há uma forma melhor de lidar com a situação ou pedindo auxilio de alguém que saiba lidar com o controle de emoções.


Comentários

Populares da semana

Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?

Forró

Bullying Físico