RPG: Definindo Game

            Olá! Bem-vindos à coluna de role-playing game (RPG). Ela será gerida por Anderson Borges, João Victor Bombarda e Eduardo Walter, do curso de Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – campus Primavera do Leste.
            Uma definição importante para o tema é a definição de game (jogo). Segundo HUIZINGA (1971), game pode ser definido como:

"uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana."

            São formas de lazer e podem ser usados como instrumentos educativos. Em sua maioria, os games diferem do trabalho, que tem como objetivo a remuneração, e da arte, que está ligada à expressão de ideias.
            Envolvem estimulação física e mental, o que ajuda a desenvolver habilidades, além de alguns jogos servirem como formas de exercícios.
            Em resumo, consideram-se peças-chave de um jogo as seguintes características:


  • Jogador;
  • Adversário;
  • Interatividade;
  • Regras;
  • Condições de vitória, empate e derrota;
  • Ser uma forma de entretenimento

            Porém, de acordo com alguns autores, dentre eles Chris Crawford, algumas atividades como “jogos de paciência” se encaixam na categoria de quebra-cabeças pois não apresentam adversários.
            Nos próximos textos trataremos dos seguintes questionamentos: tipos de games? Qual o diferencial do RPG? Onde surgiu? Como se espalhou? Princípios básicos? Pretendemos também apresentar diversos sistemas de RPG.

Exemplo de jogo de tabuleiro


Huizinga, Johan (1971). Homo Ludens. A Study of the Play-Element in Culture (em inglês). Beacon Press.

Comentários

Populares da semana

Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?

Forró

Bullying Físico