RPG: Definindo Game
Olá! Bem-vindos à coluna de role-playing game (RPG). Ela será gerida por Anderson Borges, João Victor Bombarda e Eduardo Walter, do curso de Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – campus Primavera do Leste.
Uma definição importante para o tema é a definição de game (jogo). Segundo HUIZINGA (1971), game pode ser definido como:
Envolvem estimulação física e mental, o que ajuda a desenvolver habilidades, além de alguns jogos servirem como formas de exercícios.
Em resumo, consideram-se peças-chave de um jogo as seguintes características:
Porém, de acordo com alguns autores, dentre eles Chris Crawford, algumas atividades como “jogos de paciência” se encaixam na categoria de quebra-cabeças pois não apresentam adversários.
Nos próximos textos trataremos dos seguintes questionamentos: tipos de games? Qual o diferencial do RPG? Onde surgiu? Como se espalhou? Princípios básicos? Pretendemos também apresentar diversos sistemas de RPG.
Uma definição importante para o tema é a definição de game (jogo). Segundo HUIZINGA (1971), game pode ser definido como:
"uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana."
São formas de lazer e podem ser usados como instrumentos educativos. Em sua maioria, os games diferem do trabalho, que tem como objetivo a remuneração, e da arte, que está ligada à expressão de ideias.Envolvem estimulação física e mental, o que ajuda a desenvolver habilidades, além de alguns jogos servirem como formas de exercícios.
Em resumo, consideram-se peças-chave de um jogo as seguintes características:
- Jogador;
- Adversário;
- Interatividade;
- Regras;
- Condições de vitória, empate e derrota;
- Ser uma forma de entretenimento
Porém, de acordo com alguns autores, dentre eles Chris Crawford, algumas atividades como “jogos de paciência” se encaixam na categoria de quebra-cabeças pois não apresentam adversários.
Nos próximos textos trataremos dos seguintes questionamentos: tipos de games? Qual o diferencial do RPG? Onde surgiu? Como se espalhou? Princípios básicos? Pretendemos também apresentar diversos sistemas de RPG.
Exemplo de jogo de tabuleiro
Huizinga, Johan (1971). Homo Ludens. A Study of the Play-Element in Culture (em inglês). Beacon Press.
Comentários
Postar um comentário