História da Música Brasileira

Música brasileira

Essa coluna escrita por Gabriel Menin e Rafael Smaniotto, tratará da Música Brasileira de uma forma geral, pois segundo o Professor Fernando Moura é uma cultura tão rica que vem decaindo com o passar do tempo tanto na parte harmônica quanto na parte poética.
Começaremos pela sua definição. A música brasileira é um dos mais importantes manifestos culturais no Brasil, influenciada principalmente pela mistura das culturas europeias e africanas trazidas pelos colonizadores e pelos escravos.
            Até o século XIX a principal influência musical no Brasil era Portugal, pois era de lá que vinha a maior parte instrumental além da grande influência na parte harmônica. Já a África contribuiu com diversos ritmos, danças e instrumentos diferenciados.
Os indígenas foram um povo muito importante na história brasileira, porém quase não deixaram suas marcas na principal corrente musical, sua cultura influenciou apenas em algumas músicas folclóricas de ocorrência regional.
A partir da metade do século XVIII, houve uma miscigenação com culturas musicais de outros países da Europa como a ópera italiana e francesa, as polcas alemãs, o bolero e outros ritmos espanhóis, esses estilos se sobressaíram bastante nessa época. Mas com a crescente influência africana no final do século, a música brasileira começou a possuir estilo próprio principalmente com a difusão de estilos como o choro e o samba.
O século XX foi de extrema importância para a música no Brasil pois foram apresentados diversos estilos musicais e a popularização de estilos já existentes. A primeira metade do século XX ficou conhecida como a era do rádio, que veio acompanhada de um grande número de compositores e de consumidores, embora a qualidade das gravações das músicas fosse baixa, inúmeras melodias de diversos estilos foram gravadas e transmitidas pelas rádios. Na segunda metade do século os compositores buscavam produzir músicas que escapassem da censura do regime militar, nessa época surgiram movimentos como a Tropicália e a jovem guarda além do rock que se popularizou no Brasil nessa época.
Segundo o Professor Fernando Moura, Formado em música na Faculdade de Rotterdam – Holanda, hoje em dia no Brasil a indústria musical busca novidades que satisfazem a população e a mídia geral, mas o que preocupa é que a boa música de tempos atrás foi esquecida pelas gravadoras e trocadas por produções de baixa qualidade musical, como o funk brasileiro e o sertanejo universitário, que agrada aos ouvintes facilmente.
Ao decorrer do ano falaremos um pouco mais dos diversos estilos musicais brasileiros, podendo nos aprofundar em estilos específicos de determinadas regiões e culturas e também da evolução musical que aconteceu no nosso país.
 
http://musicaplena.com/wp-content/uploads/2013/06/CRW_6216.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_do_Brasil
https://www.youtube.com/user/MrNandomoura101


Comentários

Populares da semana

Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?

Forró

Bullying Físico