Fotolog



   O Fotolog era uma rede social muito parecida com o Instagram, onde os jovens postavam fotos embaraçosas. Foi criada em 2002, mas teve seu auge no Brasil um ano depois, em 2003.
   Sua interface era rudimentar, fazia apenas o básico. Seus usuários comuns só conseguiam postar uma foto por dia e no máximo poderiam ser feitos 10 comentários. Cada país tinha um limite de contas que poderiam ser criadas no mesmo dia, no caso do Brasil eram permitidas 15 mil. Muitos truques eram utilizados por seus usuários que se adaptarem a todas essas limitações, o mais conhecido era a técnica de copiar todos os comentários e colocá-los juntos em um mesmo, apagando os mesmos e, assim, permitir que alguns outros fossem publicados.
   Para solucionar alguns desses problemas seus usuários poderiam adquirir a conta “Gold Cam”, que era paga. Com ela o limite de fotos diárias subia para seis por dia e seus comentários poderiam chegar até 100.
   O surgimento de novas redes sociais que permitiam fotos e comentários praticamente infinitos, fez com que o Fotolog acabasse deixado de lado, seus usuários optaram por usar o Orkut que foi trocado pelo Facebook alguns anos depois.
   Por muito tempo o site ainda era acessível, somente em janeiro de 2016 o Fotolog saiu do ar. O fato de nenhum aviso sobre o desligamentos do site ter se espalhado fez com que muitos usuários reclamassem constantemente, muitos não fizeram backup das fotos, que podem ter sido definitivamente perdidas.
   Como resposta aos inúmeros comentários sobre isso o site foi reativado algum tempo depois para dar a chance de seus usuários recuperarem as fotos postadas nele. Ele continuou basicamente o mesmo, a única diferença era um aviso que dizia o seguinte: “ Estimados usuários, o Fotolog poderá ficar permanentemente indisponível nas próximas semanas. Como mantenedores, nós queríamos informá-los sobre esse assunto para que possam recuperar suas fotos o mais rápido possível ou em qualquer data antes de 20 de fevereiro de 2016. Esperamos que possam continuar seus blogs e o compartilhamento de fotos em outras plataformas. Não hesite em espalhar essa informação para todos os outros membros desta comunidade.”
   Nada foi oficial publicado sobre os motivos do fechamento da plataforma e nunca se soube quem estava por trás dela.

Comentários

Populares da semana

Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?

Forró

Bullying Físico