A decadência do Orkut

  


   Com o avanço da tecnologia as redes sociais se tornaram um grande meio de interação entre a humanidade. Atualmente, as que dominam esse mercado são o Facebook, Twitter e Instagram, cada qual com seu meio de comunicação imposto e forma de uso. No entanto, existe uma porção de mídias sociais que não foram tão promissoras e acabaram caindo no esquecimento. Isso aconteceu com diversas plataformas, que aos poucos foram se tornando ultrapassadas e perdendo espaço, um dos motivos dos internautas acabar abandonando essas plataforma muitas vezes, é causado pela evolução de outras redes, fazendo com que aquela fique esquecida pelo público. Um grande exemplo desse esquecimento é o Orkut que por anos foi um sucesso mundial.
   O Orkut foi originalmente lançado em janeiro de 2004, uma semana antes do Facebook, e teve seu auge entre 2004 e 2008. A partir de então, experimentou uma decadência cada vez maior até que o site saísse do ar oficialmente no dia 30 de setembro de 2014. Na época a informação da “morte” da rede social abalou algumas pessoas, que mesmo que não tivessem o hábito de mexer em sua conta, sustentavam uma espécie de carinho pelo site.  


   O responsável seu declínio foi o Facebook que demorou um pouco a se consolidar, mas logo ganhou a preferencia dos antigos usuários do Orkut. Em 2008 o Facebook tinha apenas 209 mil usuários no Brasil. Um arranhão perto dos milhões ainda sob o efeito da “Cultura do Orkut”. Mas, aos poucos, a situação foi mudando.  
   Em quatro anos, a invenção de Mark Zuckerberg conseguiu vencer a resistência brasileira com um ritmo de crescimento excelente (192% de dezembro de 2010 a dezembro de 2011). Firmou-se, em dezembro, como a maior rede social em usuários únicos do Brasil. 

   Uma das características presentes no Orkut que mais faz falta para seus antigos usuários é a possibilidade de criar as famosas comunidades, que eram espécies de grupos que, na maioria das vezes, reunia pessoas com gostos parecidos. Sabendo disso o Google teve a ideia de, por um tempo, transformar o site em uma espécie de museu que reunia todas as mensagens trocadas nas comunidades desde a criação da rede, elas ficaram ac acessíveis, mas não havia a possibilidade de serem editadas.   




Todas as comunidades criadas até então foram agrupadas em ordem alfabética, de acordo com a primeira letra de seus nomes. O acervo tinha mais de 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações. Mas achar uma comunidade especifica era praticamente impossível, pois a partir da segunda letra do nome, elas foram colocadas de forma muito aleatória.   


   O museu durou até setembro de 2016,agora o site “orkut.com.br” não existe mais, um dos motivos foi o engenheiro turco Orkut Büyükkökten ter saído do Google. Muitos tentaram trazer através de uma nova versão do mesmo com nomes muito semelhantes, mas nenhuma chegou ao sucesso da original.

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