A decadência do Orkut
Com o avanço da tecnologia as redes sociais
se tornaram um grande meio de interação entre a humanidade. Atualmente, as que dominam esse mercado são o
Facebook, Twitter e Instagram, cada qual com seu meio de comunicação imposto e
forma de uso. No entanto, existe uma porção de mídias sociais que não foram tão
promissoras e acabaram caindo no esquecimento. Isso aconteceu com diversas
plataformas, que aos poucos foram se tornando ultrapassadas e perdendo espaço,
um dos motivos dos internautas acabar abandonando essas plataforma muitas
vezes, é causado pela evolução de outras redes, fazendo com que aquela fique
esquecida pelo público. Um grande exemplo desse esquecimento é o Orkut que por
anos foi um sucesso mundial.
O Orkut foi originalmente lançado em janeiro
de 2004, uma semana antes do Facebook, e teve seu auge entre 2004 e 2008. A
partir de então, experimentou uma decadência cada vez maior até que o site
saísse do ar oficialmente no dia 30 de setembro de 2014. Na época a informação
da “morte” da rede social abalou algumas pessoas, que mesmo que não tivessem o
hábito de mexer em sua conta, sustentavam uma espécie de carinho pelo
site.
O responsável seu declínio foi o Facebook
que demorou um pouco a se consolidar, mas logo ganhou a preferencia dos antigos
usuários do Orkut. Em 2008 o Facebook tinha apenas 209 mil usuários no Brasil.
Um arranhão perto dos milhões ainda sob o efeito da “Cultura do Orkut”. Mas,
aos poucos, a situação foi mudando.
Em quatro anos, a invenção de Mark
Zuckerberg conseguiu vencer a resistência brasileira com um ritmo de
crescimento excelente (192% de dezembro de 2010 a dezembro de 2011). Firmou-se,
em dezembro, como a maior rede social em usuários únicos do Brasil.
Uma das características presentes no Orkut
que mais faz falta para seus antigos usuários é a possibilidade de criar as
famosas comunidades, que eram espécies de grupos que, na maioria das vezes,
reunia pessoas com gostos parecidos. Sabendo disso o Google teve a ideia de,
por um tempo, transformar o site em uma espécie de museu que reunia todas as
mensagens trocadas nas comunidades desde a criação da rede, elas ficaram ac
acessíveis, mas não havia a possibilidade de serem editadas.
Todas as comunidades criadas até então foram
agrupadas em ordem alfabética, de acordo com a primeira letra de seus nomes. O
acervo tinha mais de 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações.
Mas achar uma comunidade especifica era praticamente impossível, pois a partir
da segunda letra do nome, elas foram colocadas de forma muito aleatória.
O museu durou até setembro de 2016,agora o
site “orkut.com.br” não existe mais, um dos motivos foi o engenheiro turco Orkut
Büyükkökten ter saído do Google. Muitos tentaram trazer através de uma nova
versão do mesmo com nomes muito semelhantes, mas nenhuma chegou ao sucesso da
original.
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