NOJO
Nojo
Segundo o Dicionário Aurélio, nojo é repulsão do estômago; repugnância; náusea.
Ojeriza (ressentimento) ou asco (desprezo), o nojo é facilmente notado pela expressão da pessoa, fazendo caretas típicas com repulsa por algo, como por exemplo aquela comida estragada que está na sua geladeira.
O nojo é uma das emoções básicas segundo a teoria de Robert Plutchik. Envolve uma expressão fácil característica, uma das seis expressões faciais de emoção de Paul Ekman. Está também associado a uma queda nos batimentos cardíacos, em contraste, por exemplo, com medo ou raiva.
O nojo pode ser dividido em físico ou moral, ou seja, um nojo relacionado à impureza física e o outro, nojo de certas decisões.
Mas porque sentimos nojo?
O nojo torno-se uma herança evolutiva onde nos permite, evitar coisas que poderiam nos causar algum mal, como adoecer por conta de uma comida estragada (a da sua geladeira) , ou insetos como, baratas e ratos.
Uma curiosidade sobre o nojo, seria o comentário do site "Mundo Estranho" onde diz: "A parte do cérebro responsável pelo nojo, a ínsula, também esta ligada a emoções. Por isso sentimos nojo de coisas abstratas, como de crueldade."
Referências:
https://mundoestranho.abril.com.br/saude/por-que-sentimos-nojo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nojo
https://www.dicio.com.br/nojo/
https://dicionariodoaurelio.com/nojo
Comentários
Postar um comentário