Ritmos Estrangeiros no Brasil: Polca e Guarânia

Nesta coluna falaremos sobre dois ritmos musicais, a Polca e a Guarânia. Embora esses estilos tenham origem europeia e latina, são bastante utilizados em músicas brasileiras.

A Polca é um ritmo nativo da região boêmia, que atualmente faz parte da Hungria, esse ritmo ficou popular na Europa após a era napoleônica. Era muito apreciada nos salões europeus pela possibilidade de “dançar agarradinho”.

No Brasil a polca ficou muito famosa em meados do século XIX, com muitas danças criadas desse estilo pela compositora brasileira Chiquinha Gonzaga. Ela foi interpretada aqui pela primeira vez na noite de 3 de julho de 1845 no palco do Teatro São Pedro, no Rio de Janeiro, pelas duplas de atores Felipe e Carolina Cotton e Da Vecchi e Farina.

Como um exemplo de polca Brasileira temos “Ela fez minha cabeça” de Chitãozinho e Xororó.

A Guarânia é um estilo musical paraguaio de ritmo lento. Foi criada em Assunção pelo músico José Asunción Flores, em 1925.


Acredita-se que a guarânia tenha sido introduzida no Brasil pelos próprios paraguaios, especialmente na divisa com o Mato Grosso do Sul, quando muitos vieram para o Brasil a trabalho, durante o ciclo da erva mate.


A Guarânia foi introduzida na música popular brasileira por meio do trabalho de pesquisa realizado por Raul Torres, Ariovaldo Pires, Mário Zan e Nhô Pai, em sucessivas viagens ao Paraguai. Torres foi responsável por uma das guarânias de maior sucesso no Brasil, "Colcha de retalhos", gravada por Cascatinha e Inhana.


Além desses dois, existem vários outros ritmos estrangeiros que se tornaram populares no Brasil, nós buscaremos falar sobre eles em próximas publicações.




Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guar%C3%A2nia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Polca

Comentários

Populares da semana

Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?

Forró

Bullying Físico