Remédios vencidos

Tem remédio vencido em casa? Jogar no lixo é uma péssima solução

Oi gente tudo bem? Hoje iremos abordar os problemas ambientes e riscos à saúde que os remédios vencidos descartados em lugares não apropriados podem causar. 

Devidos cuidados devem ser tomados com remédios vencidos, mas nem sempre nós consumidores sabemos como fazer isso. Porém qualquer medicamento não deve ser descartado em redes de esgoto ou lixo comum, pois á substâncias químicas resistentes que podem contaminar a água, solo e colocar em risco a vida de pessoas que manuseiam resíduos nos aterros sanitários.

Cada vez mais o problema vem ficando mais crítico, vários concentrações de substâncias de fármacos no meio ambiente e nas estações de tratamento de esgoto. “No futuro, podem ser necessários tratamentos que complementem a remoção adequada dos resíduos de medicamentos”, alerta Sergio Belleza, gerente da divisão de Tratamento de Águas da Argal Química. Stima-se que a cada quilo de medicamento que deixa de ser lançado na rede de esgoto, 450 mil litros de água deixam de ser contaminados.

Talvez você não conseguirá fazer o descarte correto na sua casa. No entanto, existem redes de farmácias que oferecem o serviço de arrecadação desses remédios vencidos, mas, é preciso checar antes se as farmácias da sua cidade aceitam o medicamento, pois o serviço não é oferecido em todas as unidades.Caso você não encontre, a melhor opção é separar esses medicamentos do lixo comum para facilitar a separação e a reutilização dos demais lixos.

Fig. 1 - Remédios jogados em Bangu

Fontes:
https://goo.gl/2qmasd
https://goo.gl/frn2Wu
https://goo.gl/5MVwgh

Comentários

Populares da semana

Forró

Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?

Acrofobia e Claustrofobia