RPG: passado e presente
O RPG vem se adaptando aos gostos dos jogadores, agradando assim os mais antigos e também os mais novos. A prova dessa adaptação está na grande diversidade de formas e meios para se jogar RPG.
Para os jogadores mais antigos e que preferem jogarem de forma "tradicional" existem edições físicas dos RPGs. As edições físicas são compostas geralmente pelo tabuleiro, livro de regras e personagens e o livro do mestre. Algumas edições contém bonecos e dados personalizados.
Com o passar do tempo o RPG passou por adaptações que mudaram seu modo de uso e também criou algumas facilidades. Por exemplo, atualmente existem versões em PDF, que devido a praticidade, facilitam a distribuição entre os jogadores. É possível também utilizar aplicativos que simulam dados, combates e mapas. Listaremos alguns aplicativos e suas funções no RPG.
Imagem 1: Mesa digital de RPG
Hero Lab: Funnciona como uma ficha virtual do jogador. Está disponível em duas versões. Na versão gratuita o app fornece uma ficha ao jogador, porém não é possível editá-la. Já na versão paga a ficha pode ser modificada de acordo com as escolhas do jogador. Esse app funciona na maioria dos sistemas de RPG, porem a cada sistema novo é necessário pagar determinado valor.
Initative Tracker: Trata-se de um rastreador de iniciativa. Nesse app é possível colocar os nomes dos inimigos e dos jogadores, assim como definir a ordem de iniciativa e cada um. É possível também armazenar a vida dos inimigos e determinar algumas condições do combate.
DnDice: É um simulador de dados, que permite ao usuário definir quais dados quer utilizar em uma jogada. É possível também armazenar e compartilhar as jogadas, assim como adicionar condições específicas.
Comentários
Postar um comentário