Reciclagem da Madeira

O uso da madeira, um das matérias primas mais importantes da economia brasileira, tem sofrido modificações em consequência de sua extração e de seu descarte indevido na natureza. No processo da extração dessa matéria prima gera inúmeros resíduos, seja na retirada das arvores da floresta, no transporte, na serraria ou na indústria.
A reciclagem da madeira é exercida em maior escala nas construções, mas já está sendo desenvolvidas tecnologias capazes de reciclar galhos, troncos ripas e outros tipos que não são relacionados com construções. Para que seja possível ser reutilizada é feito um trituramento da mesma para a retirada das impurezas e de metais. Logo após a madeira ser triturada,  é enviada para o uso na fabricação de placas aglomeradas que são utilizadas em indústrias de imóveis e fabricantes das caixas e embalagens. Além disso, podem ser transformadas em lascas de madeira que são utilizadas em serrarias.
Essas madeiras recicladas podem ser utilizadas para:

Para forrar o chão de abrigo de animais – hípicas, galinheiros, animais de fazenda e zoológicos;
- Adicionada a compostos específicos – pode ser usada como fertilizante, pois possui grande quantidade de carbono;
- Como combustível para aquecimento de fornos e caldeiras na indústria, ou mesmo forno a lenha de churrascarias e pizzarias;
-Uso nas indústrias de celulose para fabricação de determinados tipos de papéis, e muito mais.
O reaproveitamento tem importância fundamental para as florestas ao redor do mundo. Nos dias atuais existe a estimativa de que a Mata Atlântica possui apenas 7% da vegetação nativa encontrada na época do descobrimento do Brasil. Outra importância significativa está em diminuir o índice de lixo existente dentro dos aterros sanitários e lixões. O Greenpeace também enxerga a madeira reciclada como produto ambientalmente amigável, citando como a fonte de madeira preferível, de acordo com informações colhidas no site da instituição na internet.
 Os descartes de forma inapropriada, além de configurarem em crime ambiental, geram impactos negativos e prejudicam o desenvolvimento sustentável da economia e da biodiversidade. Para você que não sabe como descartar a madeira que é utilizada na sua casa, uma alternativa é usar a criatividade e desenvolver móveis ou utilizar na decoração, mas isso vai da criatividade de cada pessoa. Outra alternativa  é usar os restos desta matéria-prima em acabamentos. As sobras que não forem utilizadas podem ser repassadas para centros de reciclagem ou os ecopontos, que irão reutilizá-los de forma consciente e sustentável.

De acordo com o Cliquef5, Primavera do Leste possui mais de 40 ecopontos, mas que muitos moradores ainda não criaram o costume de utilizá-los para o descarte do lixo. Em relação ao descarte da madeira o município de Primavera trabalha com o processo de transformação da madeira, e algumas empresas da cidade já aderiram formas de reutilizar a madeira, um exemplo é a Cargill.  Mais do que uma idéia inovadora, o ato de reciclar madeira é uma iniciativa que favorece toda a sociedade e que promove benefícios para a saúde do planeta e para o desenvolvimento sustentável das empresas. 
                                                 Fig 1 - Sala feita a partir de madeira reciclada 
Fontes:

Comentários

Populares da semana

Vanera

O lixo e os animais marinhos

Tristeza na segunda geração do romantismo