Tristeza
Todos passamos por momentos em que só temos vontade de deitar na cama,
em posição fetal, e chorar, os famosos “dias da bad”. Isso pode ser intitulado
de tristeza, mas se ela se estender por um longo período, pode ser um indicio
de depressão (Leia sobre aqui).
Tristeza, vindo do latim tristitĭa é o estado afetivo caracterizado pela falta de alegria, pela melancolia. Ao contrario da raiva que nos da energia (E provavelmente uma bela vontade de socar alguém) a tristeza nos deixa mole, desenergizado, sem animo, nos dando uma grande e bela dose de nada, em suma, você só sente aquela vontade de ficar deitado na sua com pensamentos muito ruins rondando sua mente.
Segundo o Site Escola Psicologia a tristeza tem um objetivo especifico que é frequentemente deixado de lado, pois as pessoas não o aceitam, “O objectivo da tristeza é para o fazer sentir (lembrá-lo e alertá-lo) que algo foi perdido, que algo aconteceu que não lhe serve ou lhe provoca mal-estar. E é tarefa do sofredor fazer o trabalho mental de descobrir o que é que o incomoda. Isto aponta para um problema mais amplo que muitas pessoas enfrentam no seu dia-a-dia.”
Cada pessoa tem um jeito diferente de lidar com a tristeza, o meu, por exemplo, é ficar deitada olhando pro nada esperando que passe ou embaixo do chuveiro. Outras pessoas lidam com isso comendo ou conversando com alguém. A forma como lidamos com isso é bem singular e pessoal, e por mais que algumas vezes sejam parecidas nunca são iguais. Como todas as emoções não é nada bom jogar a tristeza pra debaixo do tapete e esperar toda a sujeira se acumular.
A tristeza aparece em diversos momentos da vida, quando, por exemplo, você termina um relacionamento, alguém próximo morre, a perda do emprego, aquela sensação de abandono ou de que está sendo usado, até mesmo quando você vê aquele filme super “deprê”. E um dos passos para superar essa tristeza é aceitar o motivo pelo qual você está triste, não aceitar esse motivo te deixara ainda pior, outro passo é falar com alguém e expressar o que você está sentindo, guardar essa emoção pode ser prejudicial para você e a tentativa de se expressar pode aliviar seu fardo, e tente se lembrar que não é errado se sentir triste as vezes. Você não é perfeito, você é uma pessoa e merece sentir, lembre-se sempre disso. .
A tristeza faz parte da vida, assim como a felicidade. Porém, se os momentos de tristeza superarem os momentos em que você está bem, pode ser sinal de que você precisa de ajuda de um profissional. O psicólogo pode te ajudar muito.
Comentários
Postar um comentário