Aborto:Alguns Métodos Anticoncepcionais part. 2
Relembrando
de que neste texto não será comentado todos os tipos de métodos
anticoncepcionais.
- Preservativos masculino:
O modo de uso: A camisinha deve ser colocada quando o pênis estiver ereto, antes da penetração. Para tal, é necessário abrir a embalagem, delicadamente, com as mãos.
- Vantagens:
- Previne doenças sexualmente transmissível, de fácil aquisição nos postos de saúde distribui gratuitamente e se utilizado corretamente oferece alta segurança.
- Desvantagens:
- Preservativo feminino:
O modo de uso:
- Abra a embalagem com cuidado - nunca com os dentes - para não furar a camisinha. Segure a argola menor com o polegar e o indicador.
- Aperte a argola e introduza na vagina com o dedo indicador.
- Empurre-a com o dedo indicador.
- A argola maior fica para fora da vagina, isso aumenta a proteção.
- Vantagens:
- De fácil acesso, no posto de saúde é fornecido gratuitamente, a utilização correta oferece grande segurança, facilidade a obtenção de mais prazer na mulher e alguns homens a consideram melhor que a camisinha por não apertar e permitir a permanência do pênis na vagina após o gozo.
- Desvantagens:
- Diafragma:
O modo de uso:
- Primeiramente urinar e lavar as mãos;
- Colocar um pouco de creme espermicida dentro do diafragma;
- Dobrar o diafragma e introduzi-lo em direção ao fundo da vagina;
- Ajustar com o dedo indicador a borda do diafragma no osso pubiano.
- Vantagens:
- Não possui efeitos colaterais por não conter hormônios, a redução do risco de câncer de colo do útero, e para aumentar a eficácia recomenda-se o uso com o espermicida químico, esse método pode ser utilizado outras vezes.
- Desvantagens:
- Esse método não pode ser utilizado durante o período menstrual, apresenta 10% de falha, não previne a maior parte das doenças sexualmente transmissíveis.
- Dispositivo Intrauterino (DIU)
- Vantagens:
- Alta eficácia, não contem hormônio, tem longa duração dependendo do modelo poderá ser utilizado em até 10 anos.
- Desvantagens:
- Irá aumentar o fluxo menstrual, frequência menstrua e aumentar as cólicas menstruais no primeiro trimestre, não protege das doenças sexualmente transmissíveis, tem algumas contraindicações por exemplo mulheres com miomas, infecções .
- Vasectomia
A vasectomia é uma pequena cirurgia onde é feito a ligadura dos canais deferentes do homem com objetivo de se tornar estéril, na cirurgia é aplicada uma anestesia local em cima do escroto e um procedimento simples que dura de em torno de 20 minutos não necessitando de internação, após a cirurgia o paciente pode ir embora permanecendo 4 dias em casa evitando pegar peso, a recuperação completa ocorre depois de uma semana.
- Vantagens:
- Método Seguro
- Cirurgia de Rápida Recuperação
- Baixo Custo
- Menos Complicação
- Evita a Produção Desordenada
- Evita Que Sua Parceira Faça o Uso de Anticoncepcionais
- Umas das grandes vantagens da vasectomia é que você evita que sua esposa faça a laqueadura que é um procedimento que requer um longo período para recuperação e pode acarretar vários riscos para a mulher, já para o homem ao fazer a vasectomia tudo é mais simples.
- Desvantagens
- Uma das grandes desvantagens da vasectomia é o fato de que o homem não vai mais poder engravidar nenhuma mulher e pode até fazer a reversão da cirurgia na onde o médico tentará reconstruir o canal deferente só que o custo é alto e não eficaz, por isso pense antes de fazer a vasectomia se é realmente isso que você quer.
- Laqueadura
A laqueadura é uma cirurgia que interrompe a ligação entre as tubas uterinas e o útero, evitando o encontro do óvulo com o espermatozoide e a consequente fecundação.
- Vantagens:
- Dentre todos os métodos anticoncepcionais vigentes, a laqueadura tubária é aquela que apresenta o menor risco de gravidez;
- Economia relacionada aos possíveis gastos com outros anticoncepcionais;
- Não interfere na libido;
- Não interfere no processo de amamentação;
- Raríssimas complicações para realização cirúrgica desse procedimento;
- Benéfico para mulheres que são portadoras de doenças que oferecem risco à saúde.
Desvantagens:
- Não evita a transmissão de DSTS;
- Muitas mulheres se arrependem e o procedimento, em alguns casos, é de difícil reversão;
- Risco de desenvolvimento da síndrome pós laqueadura: alteração do fluxo menstrual e dor na região pélvica (as evidências atuais não comprovam a existência dessa síndrome, porém observamos que algumas pacientes apresentam esse quadro após a realização da laqueadura);
- Difícil acesso nos serviços públicos, mesmo que seja um procedimento que é coberto pelo SUS.
Comentários
Postar um comentário