Medo
Imagine que no meio da noite, assistindo aquela série da Netflix, sua boca fica totalmente seca e você decide ir até a cozinha beber água. Sem querer acordar ninguém, vai no silêncio do escuro e se depara com estalos pela casa. Teu corpo então, fica rígido, o coração dispara, as mãos suam, a respiração acelera e os músculos se contraem.
Medo.
Segundo o dicionário Aurélio, medo significa: Estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaças, reais, hipotéticos ou imaginários.
O medo não é algo novo, sendo um instinto natural, sempre esteve presente na vida dos seres vivos, e é um dos motivos da nossa sobrevivência até hoje. Imagine se não tivéssemos medo, andaríamos no meio de animais perigosos e correríamos entre carros em movimento sem nos preocupar com as consequências, já pensou?
O medo começa com um estímulo de estresse e termina com a liberação de compostos químicos causando um aumento dos batimentos cardíacos, acelerando a respiração e energizando os músculos. O estímulo pode ser por exemplo, o barulho no escuro.
Estamos sempre preparados para o pior. Digamos que você está voltando para casa sozinho, e justo naquela rua escura tem um cara estranho parado em cima da calçada. O seu primeiro pensamento é: "Vou ser assaltado" ou algo pior. Outro pensamento seria: "Ele pode estar apenas aproveitando o wifi de algum vizinho", mas não, o nosso cérebro já nos prepara para o pior, afinal, se você se convencesse de que um estranho apenas usa a internet e de repente você é assaltado, causaria um impacto maior do que se você já estivesse preparado para o mesmo.
Todos tendem a sentir medo, mas nem todos se sentem desconfortáveis com o mesmo, há aquele tipo de pessoa que sente prazer em sentir medo, quando por exemplo, se arrisca em brinquedos perigosos ou gosta da sensação que um filme de terror pode trazer.
Superar medos exagerados é possivel através de, por exemplo: Terapias. Mas o medo comum sempre existirá em nosso convivio do dia a dia, sendo algo natural dos seres. O melhor a se fazer é manter a calma e pensar na saída mais facil.
Fontes: Mega Curioso, Papeando com a Psicologia, Youper e Dicionário Aurélio.
*Para o próximo texto, abordaremos sobre alguns tipos de medo como: Fobia social; medo de altura, insetos, cobras ou aranhas; lugares fechados ou escuros; voar; contrair doenças; tempestades e a morte.
Comentários
Postar um comentário