Quanto sua vida pode valer?


No filme "Nerve: um jogo sem regras" podemos ver como as pessoas podem ser facilmente influenciáveis. O filme gira em torno de um jogo on-line onde os jogadores cumprem desafios para ganhar seguidores e dinheiro. Os desafios tem que ser gravados e geralmente vem com um tempo máximo para serem cumpridos. Eles começam sendo coisas inocentes, que não apresentam nenhum tipo de perigo, mas, à medida que o jogador vai cumprindo eles seu número de seguidores aumenta, e, consequentemente, os desafios começam a ficar cada vez mais difíceis e até chegam ao ponto de colocar a vida dos jogadores em risco. 

À medida que vão ganhando mais e mais seguidores os jogadores são dominados por uma espécie de adrenalina que os leva a aceitarem desafios cada vez mais perigosos na tentativa de se superarem cada ver mais. Em pouco tempo já estão fazendo loucuras que nem imaginariam fazer em uma situação normal. A perda da privacidade online, a obsessão pela fama a todo custo, o sedimento do livre arbítrio para completos desconhecidos e o vale-tudo por dinheiro são alguns dos principais temas abordados.

O mais assustador na história é a incrível semelhança com a realidade. Muitas das coisas mostradas no filme não são muito distantes do mundo atual, com uma geração disposta a fazer loucuras por curtidas em suas publicações e acabando com sua privacidade por escolha própria ao postar seu cotidiano em sites acessíveis para qualquer pessoa. Essa situação pode ser muito prejudicial mas se tornou algo tão normal que ninguém percebe o quão perigoso é.

Outro ponto mostrado no filme é como os pais dos jovens envolvidos no jogo não fazem a menor ideia do que está acontecendo na vida de seus filhos. Essa falta de comunicação ou até mesmo monitoramento é muito prejudicial, tudo é visto por eles de uma maneira tão inocente que não percebem os perigos trazidos junto com a tecnologia. A mãe de Vee, a protagonista, fica completamente avulsa enquanto sua filha arrisca a vida tentando ganhar o jogo. Muitos chegaram a dizer que a personagem é completamente dispensável para a trama, e, mesmo tendo um fundo de verdade, achei importante isso ser mostrado dessa maneira para nos mostrar a falta de conhecimento de uma mãe sobre a vida de sua filha.

Depois de assistirmos ao filme fica a duvida se cada jogador aceita participar do jogo por livre e espontânea vontade ou por uma pressão da sociedade, se somos reféns das novas tecnologias e até que ponto isso pode chegar.

Fonte: 
- Filme Nerve: Um jogo sem regras

Comentários

Populares da semana

Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?

Licença Nojo