Emoções e Sentimentos não são a mesma coisa?


Por incrível que pareça, não, sentimentos e emoções não são a mesma coisa.

Segundo o dicionário sentimento é o ato ou efeito de sentir, e emoção é agitação de sentimentos; abalo afetivo ou moral; turbação, comoção. Para a psicologia (Que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social) e psiquismo (Doutrina filosófica que supõe ser a alma formada por um fluido especial que anima todos os seres vivos) os sentimentos e as emoções são vistos como movimentos diferentes, ou seja, embora sejam vistas como sinônimos existem diferenças evidentes e irrefutáveis que os distinguem.


Emoções são respostas inferiores que ocorrem nas regiões subcorticais do cérebro, da amígdala e dos córtices pré-frontais ventromediais, criando reações bioquímicas em seu corpo e alterando seu estado 
físico.

Paul Ekmann, um dos primeiros psicólogos a pesquisar as emoções e a linguagem corporal, reconheceu as emoções de tristeza, alegria, raiva, desprezo e nojo. O que elas têm em comum é que são reações diretas e rápidas à circunstâncias do ambiente e da vida.


Os sentimentos, no entanto, são encontrados em outro lugar do cérebro (Neocorticais). Representam 
reações e associações ás emoções e são influenciados por fatores como experiências pessoais, memórias e crenças. Sentimentos seguem emoções, envolvem processos cognitivos e ocorrem, muitas vezes, de forma subconsciente. Ou, nas palavras da neurocientista Dr. Sarah Mckay: "Emoções ocorrem no palco teatral do corpo. Sentimentos ocorrem no palco da mente."
Distinguindo conscientemente estes dois fenômenos e compreendendo as raízes e fatores que os influenciam, podemos criar um controle maior sobre nossa própria vida.

As emoções dão origem a sentimentos e sentimentos dão origem as emoções pois ambas estão totalmente relacionadas entre sí.

Ter a noção de como você se sente e reage a cada emoção é fundamental para se recuperar de uma emoção ou sentimento negativo. É essencial que esse processo ocorra para manter o equilíbrio emocional. As emoções são reações inconscientes, enquanto os sentimentos são uma espécie de juízo sobre essas emoções.

Segundo o professor, escritor e neurocientista Pedro Calabrez no vídeo O Que São Emoções e Sentimentos? é dito que, “Emoções são programas de ação coordenados pelo cérebro que gerenciam alterações em todo o seu corpo, essas alterações são ações no sentido amplo da palavra, ou seja, ações microscópicas. [...] A partir do momento em que você tomou consciência da sua emoção você já passou para outro processo do seu cérebro que nós chamamos de sentimentos, o sentimento ele é o sentimento de uma emoção, o sentimento ele é á percepção consciente de um programa de emoções (percepção consciente e parcial das emoções). Essa percepção é sempre parcial. [...] Por que fazer uma distinção entre ambos? A resposta é neuroanatomica e neurofisiológica, as estruturas e circuitarias cerebrais, que são responsáveis por mediar as emoções, não são as mesmas que são responsáveis por mediar os sentimentos, estamos falando, portanto, de circuitos cerebrais diferentes para cada uma dessas funções. A segunda razão é porque nem sempre uma emoção se torna consciente [...]”.

Nós tivemos contato com emoção e sentimentos na vida intrauterina. É cientificamente comprovado que as emoções e sentimentos dos pais são transferidos para o bebê durante a gestação: todos os medos, tristezas, raiva, alegrias, amor e culpa que os pais sentem também são sentidos pelo bebê.

A partir dessas experiências e até os sete anos de idade, o indivíduo desenvolve seus programas emocionais. É nesse período que ele registra e interpreta todas as emoções e experiências de acordo com seus sentimentos, transformando suas interpretações em padrões emocionais e comportamentais que podem refletir por toda a vida.

  

Comentários

Populares da semana

Quanto sua vida pode valer?

Forró